Manutenção de Cortador de Grama

Dicas para fazer a manutenção correta do seu cortador de grama

Leia o manual de instruções:

Apesar de muitos ignorarem esse conteúdo que sim, pode conter algumas letras miúdas, sempre vale lembrar que ele é fundamental para que você compreenda as características do seu cortador, bem como saiba as orientações corretas para cuidar dele da melhor forma possível.

Sendo assim, tire um tempo para fazer a leitura do manual e entender os processos que envolvem a sua manutenção.

Fique atento a gasolina:

Para os cortadores que funcionam a base desse combustível, é recomendado que a drenagem seja feita ao final de cada estação de corte, uma vez que a gasolina velha pode trazer problemas para o motor de arranque. Além disso, o armazenamento do combustível não é recomendado por mais de 30 dias.

Monitore o óleo:

Assim como a gasolina, o óleo também precisa ser drenado. Para isso, a tampa desse compartimento deve ser removida e limpa. Em seguida, basta que você vire o cortador de lado e deixe que o óleo escorra na bandeja de drenagem.

Lembrando que se o seu equipamento possuir filtro de óleo, sua remoção e substituição por um novo também será necessária.

Inspecione o filtro de ar:

Para criar a combustão de funcionamento do cortador de grama, a gasolina precisa entrar em contato com o oxigênio e é por esse motivo que o filtro de ar acaba sendo uma das partes mais importantes desse equipamento.

Sua substituição é indicada uma vez por ano, mas apostar em uma troca frequente com certeza trará resultados ainda mais positivos de desempenho.

Geralmente localizado atrás de um compartimento de plástico fechado, esse componente pode ser acessado com facilidade: basta remover a tampa, puxá-lo para fora e realizar a troca.

Substitua a vela de ignição:

Diretamente ligada ao motor, a vela de ignição é essencial para que a partida seja dada de forma adequada. Por isso, sua substituição também deve ser feita todos os anos.

Com o auxílio de uma chave de soquete ela pode ser desenroscada e retirada para que uma nova seja parafusada e instalada.

Observação: não a aperte demais durante essa troca.  

Afie a lâmina de corte:

Com o passar do tempo a lâmina do cortador também se desgasta, sendo necessário afiá-la novamente, algo que pode ser feito com um arquivo de metal, por exemplo. Contudo, esse é um processo que exige muito cuidado para que a sua segurança não seja colocada em risco.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco! Estamos sempre à sua disposição.